top of page
Buscar

A Mulher Guerreira: Entre a Força e a Harmonia


A Mulher Guerreira emerge da infância como aquela que aprende cedo a lutar – pelos seus sonhos, pelo seu espaço, pela sua identidade. Por algum motivo, a criança interpreta que "tenho de me virar sozinha, de me proteger e mostrar que sou forte" moldada pela necessidade de sobrevivência e autodeterminação.


Muitas vezes, esta força é também um reflexo das dinâmicas do seu sistema familiar – lealdades invisíveis, padrões transgeracionais de sacrifício e a necessidade de ocupar lugares que não lhe pertencem, mesmo que inconscientemente.



Sintomas da Mulher Guerreira em Desequilíbrio


Infância: Sensação de responsabilidade precoce, necessidade de provar valor, dificuldade em receber apoio.


Vida adulta: Fadiga emocional, relações desequilibradas, hipervigilância (querer controlar tudo e sentir que está sempre em esforço), autocobrança excessiva, conflitos com a vulnerabilidade (associados à rigidez de não puder mostrar fraqueza).


No corpo: Alguns sintomas físicos podem relacionar-se com tensão muscular (às vezes em forma de bruxismo - ranger dos dentes durante a noite), insónia e/ou dificuldade em adormecer (pela hipervigilância), desiquilíbrios hormonais, bloqueios na expressão emocional.


Caminhos para a Harmonia


  • Reconhecer e honrar a origem do padrão: Identificar de onde vem a necessidade de luta e proteção ou controlo excessivos e permitir-se libertar-se do peso

  • Equilibrar força e vulnerabilidade: Permitir-se sentir e receber apoio, sem culpa.

  • Práticas de integração: Meditação, Constelações Familiares e Sistémicas, Terapia Somática, Hipnose Clínica e escrita terapêutica.

  • Diálogo interno: Cultivar um diálogo interno mais amoroso, compassivo e redefinir o sucesso além da luta constante naquilo que faz. Reconhecer o valor que tem naquilo que é!


O verdadeiro poder da Mulher Guerreira está na sua capacidade de harmonizar e subtilizar a sua força. Equilibrar ação e entrega, dar e receber e permitir-se contactar com as suas emoções, aprendendo a direcionar a sua energia de forma consciente para as suas potencialidade, em leveza, e a permitir-se ser sustentada pela vida.


Se sentes que alguns deste sintomas te incomodam, entra em contacto comigo aqui e vamos juntas prosperar.



 
 
 

Comments


bottom of page