top of page
Buscar

O Poder das Constelações Sistémicas

  • 20 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de set. de 2024

“Nem tudo pode ser mudado, mas nada pode ser mudado até que seja visto”.

(James Baldwin)



As dinâmicas familiares moldam a nossa identidade, influenciam as nossas escolhas e desempenham um papel fundamenta no nosso desenvolvimento. No entanto, muitas vezes, encontramos padrões repetitivos ou conflitos persistentes que parecem escapar à nossa compreensão. É aqui que as constelações sistémicas emergem como uma ferramenta poderosa para desvendar os “mistérios” e deslaçar os emaranhados das relações familiares, promovendo a cura emocional.


As constelações familiares, desenvolvidas pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, são uma abordagem terapêutica que visa revelar as dinâmicas de relacionamento subjacentes num determinado sistema (por exemplo, sistema familiar). Através de representações visuais e simbólicas dos membros da família, seja por meio de pessoas ou objetos, as constelações familiares sistémicas permitem que os participantes identifiquem padrões ocultos, traumas não resolvidos e desequilíbrios energéticos que podem estar a impactar não só as relações familiares como a sua prosperidade individual.


Dinâmicas Ocultas


Uma das principais premissas das constelações familiares sistémicas é que os membros de uma família estão interconectados por laços invisíveis que transcendem o tempo e o espaço. Esses laços podem ser afetados por eventos passados, como tragédias familiares, segredos não revelados ou relacionamentos interrompidos. Mesmo que esses eventos tenham ocorrido há várias gerações, as suas repercussões podem ser sentidas nas dinâmicas atuais, familiares e individuais.

Por meio da constelação, essas dinâmicas ocultas são trazidas à luz. A pessoa que constelada, tem a oportunidade de visualizar a sua família (e a ela própria) de uma perspectiva diferente, muitas vezes revelando padrões repetitivos de comportamento, lealdades invisíveis ou exclusões. Ao reconhecer, ver e identificar essas dinâmicas, abre-se espaço para a cura e a reconciliação, principalmente uma reconciliação interna de nós para nós mesmas e depois para “o Mundo”, para todos os outros sistemas.


Cura e a Resolução


Uma vez que as dinâmicas são expostas, a caminhada rumo à cura pode começar. Na constelação familiar sistémica, existe a oportunidade de experimentar novas percepções e insights sobre os nossos relacionamentos familiares e sobre as nossas próprias formas de ser e estar. Ao reconhecer e honrar a história dos nossos antepassados, é possível libertar padrões disfuncionais e encontrar novas formas de nos relacionarmos com os membros da nossa família e connosco.


Estes processos de cura e colocação de ordem no sistema são compostos, por exemplo, por frases sistémicas ditas no momento da constelação e podem ser repetidas posteriormente, o que nos permitem dar tempo para que as dinâmicas sejam reajustadas naturalmente. Ao estabelecer novas visões que honram a história familiar e promovem a harmonia, podemos transformar padrões limitantes antigos em novas formas de conexão e amor. Seguindo para a vida em maior leveza.


Expandindo a Consciência e o Entendimento pelo sentir


Viver uma constelação sistémica não promove apenas a cura emocional, mas também expande a consciência e a compreensão de quem participa. Esta compreensão, mais do que mental, dá-se através do sentir. Ao visualizar a constelação, é possível aceder a insights profundos sobre as dinâmicas familiares e individuais. É possível reconhecer a universalidade das nossas lutas familiares e encontrar conforto na aceitação que somos todos feitos do mesmo, compostos por luz e sombra. É mais aquilo que nos une com as nossas famílias do que o que podemos imaginar. E eu não falo das coisas tipicamente descritas como “positivas”. É no nosso lado sombra e no lado sombra da nossa família direta, que encontramos grande parte da informação que nos fará evoluir.


As constelações familiares sistémicas podem oferecer uma visão mais ampla do sistema familiar como um todo. Ao reconhecer a interligação entre os membros da família e as gerações passadas, temos a possibilidade de sentir um senso renovado de pertencimento e identidade. Essa compreensão expandida pode promover uma maior aceitação de nós mesmas e dos outros, facilitando relacionamentos mais saudáveis e significativos.


Resumidamente, as constelações sistémicas oferecem um caminho poderoso para a cura emocional, reconciliação e o crescimento pessoal, libertando o passado e abrindo espaço para um futuro mais pleno e consciente.


Vamos juntas? Entra neste link e agenda a tua primeira sessão


Um beijinho e até já,


Cristiana

 
 
 

Comments


bottom of page