top of page
Buscar

Terapia! Uma prática universal e essencial para todos

Atualizado: 28 de set. de 2024

Nutre o teu Bem-Estar Mental e Emocional



Numa Era em que a saúde mental é reconhecida como uma parte vital do bem-estar geral, a terapia emergiu como uma ferramenta indispensável para absolutamente todas as pessoas. Embora anteriormente estigmatizada e vista como um recurso apenas para aqueles com “problemas graves de saúde mental”, a terapia está agora cada vez mais reconhecida como uma prática essencial para promover a saúde mental e emocional de todos nós. Hoje vamos exploramos a importância de todas as pessoas considerarem a terapia como parte integrante das suas vidas, como uma forma de autocuidado, crescimento e desenvolvimento pessoal.


A vida é uma jornada, um processo, um caminho. A vida é repleta de desafios, transições e momentos de autodescoberta. E ao mesmo tempo, a vida também é cheia de oportunidades, momentos bonitos e de evolução exponencial ao virar de cada esquina se assim nos permitirmos. Ainda assim, nem sempre estamos num extremo nem no outro. Aliás, o ideal é que estejamos no meio, no equilíbrio entre estes extremos.


É neste ponto que a terapia oferece um espaço seguro e confidencial para explorar os altos e baixos deste processo, fornecendo suporte e orientação ao longo do caminho e adequando as estratégias de gestão emocional à individualidade de cada ser humano.


É certo que ao trabalhar com uma terapeuta qualificada, podemos explorar as nossas emoções, pensamentos e experiências de uma maneira que promova o autoconhecimento, o crescimento pessoal e o bem-estar emocional. Mas mais do que isso, nós conseguimos mais facilmente adaptar tudo à nossa história interna e externa.



“O teu Mundo externo é o reflexo do teu interior.”

(Mahatma Gandhi)

 


Os estados de stresse e os estados ansiosos, são cada vez mais comuns e mais subtis. São experiências comuns na vida moderna, afetando pessoas de todas as idades e origens. A terapia oferece técnicas e estratégias eficazes para que nos possamos autorregular e gerir as nossas emoções a longo prazo de forma sustentada, ajudando a desenvolver habilidades saudáveis e a encontrar um equilíbrio emocional. Além disso, a terapia pode fornecer um espaço para explorar as raízes subjacentes a estes estados, ajudando a encontrar soluções personalizadas para cada caso e que sejam duradouras para seus desafios emocionais posteriores. E este é realmente o ponto de destaque dos meus acompanhamentos, é que nenhum nunca é igual ao outro porque nenhuma mulher que me chega é igual a mais ninguém. Tu és única e mereces ser tratada dessa forma. A tua individualidade merce ser vista e honrada.


E, por isso, a terapia não é apenas destinada para algumas pessoas. A terapia é para todas as pessoas que desejam expressar as suas características de forma leve, sabendo que luz e sombra fazem parte.


Esta é uma forma de, com suporte, tu conseguires alavancar os resultados na tua vida. Porque tu não precisas de fazer tudo sozinha, tu não precisas de carregar o Mundo às costas, nem o teu nem o de mais ninguém.


Tu só precisas de reservar tempo para ti. Para olhares para ti, para te veres com a alma. Para te sentires em todas as tuas dimensões.


Ainda assim, quando estamos envolvidas na situação, emocionalmente, pode ser complexo distanciarmo-nos daquilo que realmente está a acontecer. Ser imparcial numa situação onde estamos envolvidas, pode ser desafiante e a nossa mente vai sempre procurar o caminho mais fácil: ficar exatamente no mesmo sítio, evoluindo na medida do mínimo indispensável para sobreviver ao meio.


Mas nós estamos aqui para viver pela metade. Não estamos aqui para aceitar qualquer coisa. Estamos neste Mundo para viver alinhadas com as mulheres incríveis que todas somos e, para isso, todas nós precisamos de ter alguém que nos suporte em algum momento.

Não sou defensora de processos de terapia que duram uma vida inteira. Sou apologista de processos breves que fornecem ferramentas para levar a cabo a autonomia uma vida inteira, isso sim.


Amo acompanhar todas as mulheres que me chegam, mas aquilo que mais amo é ver como cada uma ganha cada vez mais assas para voar e segue para a vida confiante e segura de si mesma.

A terapia não é só para quem está doente. A terapia é, essencialmente, para todas as pessoas que querem prevenir adoecer física e mentalmente.


Vamos juntas? Entra neste link e agenda a tua primeira sessão


Um beijinho e até já,


Cristiana

 
 
 

Comments


bottom of page